Editorial: Blog NewFor?

por Equipe NewFor*


A ideia da criação de um blog para o NewFor (New Forests) surgiu da necessidade de haver um espaço para que seus membros e convidados pudessem se expressar de maneira livre sobre uma pluralidade de assuntos à sua escolha, como projetos, vivências, opiniões políticas, entre outros . Os temas publicados estão relacionados, de maneira geral, a conservação, restauração e produção de florestas no Brasil com textos escritos por pesquisadores, pós-graduandos, bolsistas de treinamento técnicos e graduandos. Buscamos disseminar, agrupar e postar os textos de forma que haja uma linha editorial coerente. 

Na primeira semana, divulgamos o texto escrito pela Ludmila Pugliese (coordenadora do Pacto da Restauração da Mata Atlântica e doutoranda do NewFor) sobre o dia da Mata Atlântica; e da Marina Ricciardi (bolsista de iniciação científica) sobre a Semana do Meio Ambiente da ESALQ, edição online. Na segunda semana, após o minicurso de Redação Científica, o Ricardo Cesar (pós-doutorando) escreveu sobre comunicação científica, seguido por Vanessa Sontag (mestre em Recursos Florestais e idealizadora do @IllusScientia), que abordou a importância das figuras de um artigo. Nessa semana, a Anani Zanini (doutoranda do NewFor) falou um pouco sobre mudanças climáticas. 

São tantos temas e pessoas, que vocês podem se perguntar: a quem se destinam esses textos? Também podemos nos perguntar essa questão enquanto equipe NewFor, pois ainda não conhecemos bem o nosso público. Portanto, caso esteja lendo e acompanhando esse blog, deixe seu comentário com a sua opinião, ou dúvida sobre o projeto ou sobre o blog. Inicialmente, podemos assumir que nosso público é envolvido com a temática florestal, com vivência acadêmica e interesses plurais, que pesquisa e/ou acompanha as atualidades da área de conservação e restauração de florestas nativas. Ademais, também escrevemos com o intuito de integrar, aproximar e comunicar a sociedade sobre as últimas notícias,  avanços e curiosidades envolvendo nossos temas de publicação, além de deixar vocês a par dos resultados do NewFor. Nosso objetivo é promover discussão, trazendo atualidades que afetam diretamente as florestas do Brasil e a visão dos pesquisadores sobre elas, inclusive as que envolvem o panorama político-ambiental brasileiro. Muitas discussões ainda estão por vir… 


Fique ligado, inscreva-se no Blog e qualquer dúvida nos escreva (blog.newfor@gmail.com). 


*Equipe NewFor Instagram YouTube


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não devo chamar a Mata Atlântica de bioma?

A importância da conservação e restauração de nascentes

Introdução ao Novo Código Florestal (NCF) e Lei de Proteção da Mata Atlântica (LMA)