Semana do Meio Ambiente Online da ESALQ/USP

por Marina Ricciardi Gomes*

    Em 1972 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Desde então a data é celebrada por diversas instituições ao redor do mundo que apoiam a causa ambiental e na ESALQ (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) não poderia ser diferente.

    Todos os anos a Semana do Meio Ambiente é realizada no campus “Luiz de Queiroz” da USP, localizado em Piracicaba, promovida pelo Plano Diretor Socioambiental Participativo (PDS-LQ) e conta com participação de diversos grupos de extensão engajados na questão ambiental. Em 2020, devido à pandemia global do COVID-19 e sua consequente situação de isolamento social, a Semana do Meio Ambiente não foi organizada pelo Plano Diretor, visto que as aulas e atividades presenciais foram suspensas na ESALQ.

    Tendo em vista essa conjuntura, o GADE (Grupo de Adequação Ambiental), GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecologia e Manejo de Florestas Tropicais) e o GEPURA (Grupo de Estudos e Práticas em Uso Racional da Água), em parceria com o SIGA (Seminário para Integração em Gestão Ambiental) se uniram para organizar uma edição totalmente online da Semana do Meio Ambiente, visando levar os conhecimentos gerados na academia, mesmo que de forma remota, para os alunos da universidade e população em geral. Os grupos consideraram de extrema importância a organização do evento visto que o contexto político ambiental brasileiro está sendo marcado por diversos retrocessos, por isso, faz-se necessário o desenvolvimento de iniciativas de conscientização para a comunidade.

    O evento foi realizado de 3 a 5 de junho e abordou temas como agricultura sustentável, grilagem, pagamento por serviços ambientais (PSA), conservação de recursos hídricos e ecologia florestal. Nesse último, membros do Projeto NewFor tiveram a oportunidade de palestrar com as seguintes temáticas:

    -Ecologia da Restauração Florestal, por Dr. Ricardo G. César, pós-doutorando do NewFor

  -Contribuições das ações de Restauração Florestal e Silvicultura do Programa de Adequação Ambiental do campus “Luiz de Queiroz”, por Taísi Sorrini, mestranda do NewFor

    -Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, por Alex Mendes, mestrando do NewFor

   As palestras tiveram um ótimo alcance, além dos atuais e ex-esalqueanos, notou-se a presença de  pessoas de outras Universidades e de profissionais da área. Para aqueles que não puderam participar nos horários estipulados, as palestras também foram gravadas e já estão sendo disponibilizadas no canal do YouTube da Semana do Meio Ambiente Online.


Para saber mais:


Vídeos da Semana do Meio Ambiente Online aqui.

Acompanhe também o Instagram dos grupos para mais informações: 

@gade.esalq @gepem.esalq @gepuraesalq @siga.usp


*Bio: Marina Ricciardi Gomes é aluna de graduação em Ciências Biológicas na ESALQ/USP. Seu interesse na área de conservação e restauração de ecossistemas fez com que ela ingressasse no GADE (Grupo de Adequação Ambiental) no seu primeiro ano de graduação. Atualmente Marina é coordenadora do Grupo e realiza Iniciação Científica voltada para a área de conservação de solos florestais no NewFor.

**O texto acima é um artigo de opinião, e não representa a opinião de todos os membros do NewFor ou de seus órgãos financiadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não devo chamar a Mata Atlântica de bioma?

A importância da conservação e restauração de nascentes

Introdução ao Novo Código Florestal (NCF) e Lei de Proteção da Mata Atlântica (LMA)