Gráficos interativos no R com o pacote plotly

Autora: Catherine Torres de Almeida


Você já esteve diante de um gráfico feito no R e pensou que seria ótimo dar um zoom em um cantinho específico ou saber qual o valor daquele ponto super discrepante, usando só o cursor do mouse? Com o pacote plotly, você consegue fazer isso!


Esse pacote é uma ótima opção para explorar os seus dados de uma maneira mais dinâmica, pois ele transforma uma figura estática em um gráfico que te permite interagir, seja dando zoom, selecionando uma pequena parte da figura, ou descobrindo os valores dos pontos, colunas ou linhas plotadas… Além disso, também é uma ótima maneira de divulgar os resultados da sua pesquisa na internet, permitindo que as pessoas interajam com o seu gráfico, o que facilita muito o entendimento.


Veja esse exemplo. A figura abaixo foi gerada com o pacote ggplot2 no R. Nela, é possível ter uma noção geral da relação entre a altura e o DAP de várias árvores (cada árvore é representada por um ponto). Além disso, dois modelos foram ajustados a esses dados para permitir estimar a altura das árvores a partir do DAP: a linha azul representa um modelo linear e a linha vermelha representa o modelo loess (locally estimated scatterplot smoothing).

 


Vemos que a maioria das árvores possuem altura menor que 30 m e DAP menor que 25 cm, mas como há uma sobreposição enorme dos pontos nessa área, é difícil ter uma noção de quantas árvores se encontram nessa condição. Se eu usar a função ggplotly do pacote plotly, eu consigo “brincar” com essa figura, por exemplo, selecionando somente essa região para conseguir enxergar melhor os pontos.


Olhando somente para a figura estática, eu também vejo que há uma árvore estranhamente muito alta (será que eu anotei essa altura errado?), mas eu não consigo dizer com precisão qual é a sua altura. E se eu olhar para a árvore mais grossa (maior diâmetro), eu não consigo dizer exatamente que valor de altura seria estimado pelo modelo linear e pelo loess. Com o gráfico interativo, qualquer pessoa consegue checar rapidamente esses valores.

 


 

Ao gerar um gráfico interativo com o plotly é possível obter rapidamente algumas informações que não são visíveis na figura estática. Por exemplo, a árvore mais grossa tem 132 cm de DAP e 41 m de altura. Se eu fosse estimar a altura desta árvore com o modelo linear encontraria o valor de 84 m, enquanto que o loess daria o valor de 39 m. Você pode conferir e brincar com o gráfico interativo aqui.

 

Para saber mais:

Para aprender mais sobre como fazer gráficos no R, estáticos ou interativos, assista a aula 3 do curso R do NewFor: https://www.youtube.com/watch?v=s_6YY24QsmY&t=3124s

O gráfico interativo citado no texto pode ser acessado em: https://rpubs.com/cathe/plotly_newfor

Para mais dicas sobre o plotly, veja https://plotly.com/r/ e https://images.plot.ly/plotly-documentation/images/r_cheat_sheet.pdf

 

Catherine Torres de Almeida é engenheira florestal, bióloga, mestra em Ciências Ambientais e Florestais, doutora em Sensoriamento Remoto e uma apaixonada pelo potencial da programação na pesquisa científica, especialmente com R.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não devo chamar a Mata Atlântica de bioma?

A importância da conservação e restauração de nascentes

Introdução ao Novo Código Florestal (NCF) e Lei de Proteção da Mata Atlântica (LMA)