Dia do gestor ambiental - 17 de Junho

Por Saskia Lima

No dia 17 de junho comemoramos o Dia do Gestor Ambiental, profissional que possui um papel fundamental na relação do ser humano com o meio ambiente e que vem ganhando cada vez mais importância dentro das organizações. Nas próximas semanas, falaremos um pouco sobre essa profissão no blog do projeto NewFor e traremos entrevistas com gestores ambientais que atuam em diferentes áreas.

O curso de gestão ambiental foi fundado em 2002, a partir da necessidade crescente das empresas, dos cidadãos e dos órgãos públicos de se adaptar às questões ambientais; otimizar o uso de recursos para evitar danos à natureza; e preservar a biodiversidade. Para isso, torna-se fundamental a formação de profissionais com uma visão holística e multidisciplinar, visando a vinculação entre as esferas ambiental, social e econômica dentro do ambiente de trabalho.

Tal multidisciplinaridade pode ser observada na ampla grade do curso, que abrange as áreas de ciências da terra e do ambiente, sociais e administrativas em disciplinas que abordam conceitos de administração, direito, Botânica, geoprocessamento, química, comunicação e marketing, educação ambiental, entre outras. A união dessas diversas áreas é ferramenta importante para o desenvolvimento de projetos focados no meio ambiente para a redução de impactos e as demais atividades desenvolvidas pelos gestores.

Figura 1: Mercado de trabalho do gestor ambiental  (fonte: https://gaesalqusp.wixsite.com/)

Embora a participação dos gestores esteja em crescimento, ainda existem alguns obstáculos relacionados principalmente ao desconhecimento do curso de gestão ambiental, visto que ainda é recente, junto à falta de uma regulamentação da profissão. Atualmente, está  em tramitação no Senado federal, o PL 3515/2019, projeto de lei que prevê a regulamentação da profissão de Gestor Ambiental com o objetivo de legalizar o exercício da profissão  por bacharéis e técnicos em gestão ambiental.

Figura 2: Gestora Ambiental atuando em campo  (Fonte: Google)

Para saber mais sobre a profissão e algumas das possíveis áreas de atuação, acompanhe nossa série especial de entrevistas com gestores.


Saskia Lima é graduanda do curso de Gestão Ambiental na ESALQ/USP. Durante a graduação participou do Grupo de Adequação Ambiental da ESALQ (GADE) e atualmente participa das atividades do Projeto Newfor.

Para saber mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não devo chamar a Mata Atlântica de bioma?

A importância da conservação e restauração de nascentes

Introdução ao Novo Código Florestal (NCF) e Lei de Proteção da Mata Atlântica (LMA)