4 ferramentas online para facilitar o trabalho em equipe

*Por Catherine Torres de Almeida

Nesse período de isolamento social, estamos vivendo um boom de lives e reuniões online. Tanto que virou até meme. Você já deve ter visto as frases: “Tenho até medo de abrir a geladeira e encontrar uma live lá dentro” ou:


A verdade é que, nessa condição de isolamento, tivemos que encontrar meios para continuar interagindo e cooperando, 100% online. Apesar de existirem muitas ferramentas que permitem a colaboração online, muitos de nós não estávamos tão acostumados com elas. Aqui, irei apresentar algumas ferramentas que podem facilitar muito o trabalho remoto em equipe e que poderão, inclusive, serem mais e melhor utilizadas quando voltarmos às atividades presenciais.

1 – Zoom Meetings

Existem várias opções de aplicativos para realizar reuniões online, como Google Meet, Microsoft Teams, Skype e Jitsi. O Zoom Meetings, no entanto, é uma opção bem completa e que tem um importante diferencial: as salas simultâneas, ou breakout rooms, que permitem dividir a equipe em grupos, que trabalham simultaneamente. Essa é uma excelente opção para conduzir atividades em grupo em uma aula ou permitir a interação entre uma equipe grande, como um quebra-gelo no início da reunião. Entre outras funcionalidades, o Zoom também permite gravar as reuniões e salvar as conversas produzidas no chat. Todas as funcionalidades são gratuitas, porém, em grupos de 3 ou mais pessoas, há o limite de duração de 40 min. Para reuniões mais longas, é preciso adquirir uma conta paga.

Algumas funcionalidades, como as salas simultâneas, precisam ser habilitadas nas configurações da conta para ficarem disponíveis, como mostrado abaixo:



Na figura acima, vemos que é preciso habilitar as salas simultâneas nas configurações de “em reunião (avançado)”. Abaixo, a barra de ferramentas no Zoom, mostrando a opção para criar as salas simultâneas ou breakout rooms.

Para saber mais, confira os tutoriais: Tutorial 1 e Tutorial 2 .

2 - Trello


Eu tenho um quadro em casa onde faço listas de coisas que preciso fazer. Mas, às vezes, esse quadro não dá conta de organizar a quantidade de tarefas existentes e pendentes. Há pouco tempo conheci o Trello e descobri que eu podia criar “quadros virtuais”, cada quadro para organizar um aspecto da minha vida: um projeto em andamento, documentos pessoais, um plano de viagens… É uma maneira fácil de visualizar minhas atividades e, portanto, não perder de vista o que é importante e precisa ser lembrado. Com o Trello também é possível gerenciar as tarefas de um time: saber quem está fazendo o que, estabelecer o prazo de entrega, criar checklists, trocar comentários (diminuindo a quantidade de emails). As opções de uso são enormes. Veja esses exemplos de uso do Trello para organizar as reuniões semanais de uma equipe:


Modelos do Trello para o gerenciamento de reuniões:  A e B.

Para saber mais sobre o Trello, consulte os guias 1 e 2.

3 - Google Drive (Docs / Slides / Forms …)


Além de ser ótimo para armazenar e organizar seus arquivos na nuvem, o Google Drive oferece um pacote de aplicativos (como o Google Docs, Google Sheets, Google Slides e Google Forms) que permitem criar e editar arquivos (documentos de texto, planilhas, apresentações ou formulários) de maneira colaborativa.

Assim, a equipe pode trabalhar em um documento ao mesmo tempo, fazendo revisões, edições e comentários, sem ser necessário criar um monte de versões para o mesmo documento (as famosas versões “quase_final”, “final”, “final2”, “agora_vai”...). Para saber mais, veja esse tutorial.

4 - Mentimeter

Se você estiver organizando um curso online ou uma reunião de equipe, pode ser interessante ter o feedback dos participantes ou fazer uma votação anônima. O Mentimeter permite receber feedback em tempo real. Funciona assim: você cria um slide, escolhendo o formato do gráfico que quer gerar e a pergunta que vai fazer. Aí você gera um link e envia para os participantes votarem. Ao passo que eles vão votando, o slide é atualizado mostrando quantas pessoas votaram e qual o resultado.

Exemplo de slide gerado pelo Mentimeter.

Para aprender a criar uma apresentação no Mentimeter, confira o vídeo.

*Bio: Catherine Torres de Almeida é engenheira florestal, bióloga, mestra em Ciências Ambientais e Florestais e doutora em Sensoriamento Remoto.

**O texto acima é um artigo de opinião, e não representa a opinião de todos os membros do NewFor ou de seus órgãos financiadores.

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