Conheça o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecologia e Manejo de Florestas Tropicais

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecologia e Manejo de Florestas Tropicais (GEPEM) é um grupo de extensão sem fins econômicos da ESALQ - USP, tem sede no Laboratório de Silvicultura Tropical (LASTROP) do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ/USP. Criado com a finalidade de promover pesquisas desenvolvidas por estudantes da graduação na área da Mata da Pedreira, fragmento florestal localizado dentro do campus. Assim foi constituído o GEPEM em 2009, que foi reconhecido pela ESALQ em 2010 como grupo de extensão do campus e desde então é orientado pelo Prof. Dr. Edson Vidal. O GEPEM tem por objetivo propiciar a vivência e execução de atividades práticas em manejo de florestas nativas, conservação e restauração ecológica para os alunos dos diferentes cursos de graduação presentes no campus; e também desenvolver habilidades de cooperação, trabalho em equipe e organização de eventos. Além disso, o grupo busca estabelecer laços com empresas e instituições do terceiro setor, fazendo com que os estudantes possam vivenciar o dia a dia dessas organizações. Outro objetivo dos estudos e das pesquisas desenvolvidas pelos alunos é a extensão, propagando o conhecimento desenvolvido na instituição e realizando trabalhos em parcerias com organizações da sociedade civil. 

 


O grupo possui 3 atividades fixas obrigatórias: i) o monitoramento da Mata da Pedreira; ii) a cadeia produtiva de mudas nativas (coleta de sementes, beneficiamento, semeadura, manutenção do viveiro de mudas e doação); e, iii) a restauração com núcleos de Anderson (plantios em grupos adensados de 5 mudas). O monitoramento da Mata da Pedreira, área que sofreu três tipos de manejo de lianas, é realizado anualmente através do inventário florestal das parcelas e análises de indicadores ecológicos como número de estratos, densidade de espécies pioneiras e não-pioneiras, densidade de regenerantes no sub-bosque. Seguindo os mesmos parâmetros, o grupo tem realizado o monitoramento de uma área onde foi realizada há 10 anos restauração com núcleos de Anderson, a área está localizada próximo ao fragmento. Além disso, são desenvolvidos projetos anuais submetidos ao Programa Unificado de Bolsas (PUB) em diferentes áreas de atuação.

 

Atualmente o GEPEM está vinculado a três projetos: o primeiro junto ao Newfor, que estuda as diferenças entre os atributos funcionais do dossel e sub-bosque de florestas maduras e degradadas; o segundo junto ao NACE PTECA que estuda o uso e conservação da sociobiodiversidade, seleção de espécies nativas para Banco Ativo de Germoplasma e análise de Políticas Públicas Ambientais na região de Piracicaba-SP; e por fim junto ao Instituto Terroá, realizando a Gestão do conhecimento e ampliando relações entre órgãos atuantes em Piracicaba-SP e as universidades através da extensão universitária. Se você se interessou pelo trabalho do grupo entre em contato através do e-mail: gepem.esalq@gmail.com ou do Instagram: @gepem.esalq

Monitoramento de plantio de restauração florestal na cidade de Americana - SP, em parceria com a COOPERACRA.

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não devo chamar a Mata Atlântica de bioma?

A importância da conservação e restauração de nascentes

Introdução ao Novo Código Florestal (NCF) e Lei de Proteção da Mata Atlântica (LMA)