ESALQ Júnior Florestal

 

Por Melina Cancelliero Vitti e Tales Damaso Pirani de Souza


A ESALQ Júnior Florestal é uma empresa júnior de consultoria florestal e ambiental, formada por estudantes de graduação da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), localizada em Piracicaba - SP. A empresa foi fundada em 23 de outubro de 1991, e têm impactado o mercado há trinta anos. 

 

 

Figura 1: Logo ESALQ Júnior Florestal.


Como toda empresa júnior, a EJF é uma instituição sem fins lucrativos, que visa, principalmente, o desenvolvimento pessoal e profissional dos membros, e têm como principal objetivo preparar e capacitar estudantes universitários para o mercado de trabalho, além de oferecer soluções de qualidade aos clientes.

 

Figura 2: Treinamento realizado com membros da ESALQ Jr. Florestal sobre Inventário de Vegetação Nativa.


Dessa maneira, a ESALQ Jr. Florestal realiza projetos técnicos na área de silvicultura, desde o preparo de solo até o corte raso de árvores. Na área de conservação, projetos de licenciamento ambiental, compensação de carbono, recuperação de áreas degradadas e educação ambiental. Além disso, trabalha com consultoria, SIG (Sistema de Informação Geográfica) e manejo de resíduos florestais.

Figura 3: Equipe reunida para trabalho de campo em Piracicaba - SP.    


Embora os projetos realizados sejam voltados para o ramo florestal e ambiental, a EJF consegue posicionar alunos de qualquer curso da ESALQ-USP dentro da empresa, e dar a oportunidade de crescimento e desenvolvimento de seu comportamento empreendedor. 

Atualmente, a EJF conta com 13 membros divididos em três diretorias e duas subdiretorias, respectivamente: Diretoria presidência, Diretoria comercial, Diretoria de recursos, vice-presidência e Núcleo de comunicação. 

Figura 4: Atuais membros da ESALQ Jr. Florestal.


O time conta com membros engajados e comprometidos, sempre dispostos a encontrar as melhores soluções para os clientes e gerar uma experiência inesquecível para ambas as partes. A ESALQ Júnior Florestal se orgulha de ser a primeira empresa júnior de engenharia florestal do país, e por ter impactado positivamente inúmeros clientes em suas três décadas de história.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não devo chamar a Mata Atlântica de bioma?

A importância da conservação e restauração de nascentes

Uma nova visão da floresta: o que a tecnologia vê que nós não somos capazes