GADE, há quase 20 anos restaurando florestas

Por Camille Castaldo, Giovanna Gouveia e Caroline Kudlaweic

O Grupo de Adequação Ambiental (GADE), é um grupo de extensão composto por alunos da graduação dos cursos de Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. O GADE nasceu em 2003 com propósito principal de “Implantar parcelas experimentais de Sistemas Agroflorestais em Áreas de Preservação Permanente do Campus Luiz de Queiroz”, após um inquérito civil acionado pela promotoria pública devido às irregularidades ambientais nas áreas dentro da universidade.


O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) deu à ESALQ 10 anos para contemplação da adequação, dirigido então pelo Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF). Desde então, seus objetivos estão sendo expandidos.


Atualmente, o grupo trabalha também para diagnosticar, elaborar e implantar todas as etapas de projetos de restauração; promover a capacitação técnica e teórica dos integrantes; monitorar e acompanhar o estado das áreas implantadas; e desenvolver de novas tecnologias de restauração florestal. O planejamento inclui o diagnóstico do uso e ocupação, caracterização e mapeamento das áreas protegidas; a caracterização florística e fisionômica das formações naturais; e a condução e monitoramento da restauração dos trechos degradados da área florestal. Importante ressaltar que o campus da ESALQ encerrou o ano de 2020 com um passivo ambiental de apenas 3%, portanto, em 17 anos de história, o GADE concluiu 97% (95 hectares) de sua missão inicial.


O GADE também atua na extensão universitária por meio de projetos como VerdePerto e Vem Pra Floresta, com crianças e alunos do ensino médio; participa também da Semana do Meio Ambiente, da Semana de Recepção dos Ingressantes, do ESALQShow e da Semana de Engenharia Florestal, com outros alunos universitários. Além de organizar todos os anos o Workshop sobre Restauração Florestal que já conta com 8 edições, tendo sido a última edição, em 2020, realizada de forma online, contando com o recorde de 350 inscritos, reunindo estudantes e profissionais da área florestal de todo o Brasil. 


Para o futuro, o grupo espera trabalhar com novos projetos de adequação de propriedades rurais, atuando com projetos de restauração de áreas degradadas e alteradas e assim, construir e compartilhar saberes do grupo com a comunidade de Piracicaba e região, com o objetivo de utilizar a restauração florestal como uma ferramenta metodológica e pedagógica de adequação da mata nativa, englobando então seus cursos de água, sombreamentos, micro e macrofauna local.

 

Foto 1: Abertura do próximo processo seletivo.

Foto 2: Membros e orientador do GADE no VII Workshop sobre Restauração Florestal, em 2019.


Foto 3: VerdePerto, evento de educação ambiental na edição de 2018.

Foto 4: Membros do grupo realizando replantio em uma das áreas.
Foto 5: Os mais de 100 voluntários que ajudaram no último plantio, que contou com mais de 5 mil mudas doadas pela S.O.S. Mata Atlântica.
 















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não devo chamar a Mata Atlântica de bioma?

A importância da conservação e restauração de nascentes

Introdução ao Novo Código Florestal (NCF) e Lei de Proteção da Mata Atlântica (LMA)