Grupo de Estudos em Floresta e Água

Por Lucas Ladário Del Lama

 

Pensando no aprofundamento dos temas relacionados à hidrologia florestal, em 2013 o professor Silvio Frosini de Barros Ferraz teve a ideia de montar o Grupo de Estudo em Floresta e Água (GEFLA), em conjunto com os alunos de graduação e pós-graduação do Laboratório de Hidrologia Florestal, o qual é o professor responsável.
 


Figura 1: Logo do Gefla




No início, o grupo tinha como objetivo apresentar a área da Hidrologia Florestal para alunos de graduação no início do curso, através de encontros, palestras e rodas de conversa a respeito do tema. Contudo,no ano de 2017 o grupo sofreu uma reestruturação. Pensado agora como um grupo de extensão, foi criado o Treinamento em Hidrologia Florestal, com o objetivo de alinhar os interessados em entrar no grupo ao estudo dos corpos d’água. Além disso, desde esse ano o grupo procura desenvolver projetos e ações voltados para o pilar da extensão.
 

Hoje em dia, o GEFLA tem projetos que atuam nos três pilares da universidade (pesquisa, ensino e extensão). Além disso, com o estreito relacionamento do grupo com o Laboratório de Hidrologia Florestal, os membros têm acesso às vivências de projetos que acontecem no laboratório.
 

Figura 2. Grupo fazendo atividade de educação ambiental no evento Bio na Rua



Figura 3. Curso de ArcGis ministrado pelos membros para alunos de graduação



Em 2019, o grupo fez uma parceria com o PROMAB, programa cooperativo do Instituto de Pesquisas e Ensino Florestal (IPEF), voltado para o monitoramento de microbacias hidrográficas de empresas florestais. Desse relacionamento surgiu um projeto, com escopo no monitoramento de microbacias, além da troca de informações a respeito da temática.
 

Figura 4. Projeto de diagnóstico e monitoramento de bacia hidrográfica na ESALQ/USP

 

O Gefla, embora seja um grupo recente, apresentou grandes mudanças nos últimos anos, fazendo enxergar seu potencial na área em que atua. Os membros atuais têm grandes expectativas para 2021, com seus projetos e ações ficando cada vez mais significativos dentro do seu meio. Se quiser saber mais sobre o que está acontecendo no nosso grupo, nos mande um e-mail para gefla.esalq@gmail.com que ficaremos felizes em te contar ou nos siga nas redes sociais com: @gefla_esalq.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não devo chamar a Mata Atlântica de bioma?

A importância da conservação e restauração de nascentes

Introdução ao Novo Código Florestal (NCF) e Lei de Proteção da Mata Atlântica (LMA)