A restauração ecológica na Suzano

Por Bruna Rayane de Araujo Pereira, Clara Luz B. Sant’Anna, Guilherme Moro Neto, Rafael Henrique Baroni, Rodolfo Garuba de Menezes Mota e Tathiane Santi Sarcinelli


A Suzano S.A., empresa do setor florestal, valoriza e se compromete com a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, pois entende que a manutenção de ecossistemas saudáveis é a base de sustentação do seu negócio e da vida. Com uma base territorial de 2,4 milhões de hectares distribuídos em 11 estados brasileiros, protegemos mais de 965 mil hectares de áreas destinadas à conservação nos biomas Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado, sendo que, aproximadamente 26% dessas áreas são mantidas de forma voluntária, não estando relacionadas a obrigações legais.

 

Figura 1: Áreas de conservação e plantio de eucalipto formando mosaicos na paisagem.

Das áreas de conservação, cerca de 10% do total se encontram em algum nível de degradação e requerem, portanto, ações de restauração, monitoramento e eventual manejo adaptativo para melhorar seu estado de conservação. Tais áreas incorporam o Programa de Restauração Ecológica da companhia.

 

Figura 2: Áreas de Preservação Permanente em processo de restauração ecológica.

Para realizar a governança de um programa deste porte, estamos construindo a Estratégia de Restauração da Suzano, documento no qual serão declaradas nossas metas e objetivos, responsabilidades e plano de ação para executar a restauração ecológica nas nossas propriedades e potencializar essas ações nos territórios onde estamos inseridos, no período 2021-2030, declarado como a Década da ONU sobre Restauração de Ecossistemas. 

Nosso foco é promover a restauração ecológica considerando cada vez mais o planejamento da paisagem e a integração de seus atores, a fim de contribuir com a conservação da biodiversidade e geração de benefícios sociais. Ao considerar a paisagem no planejamento, a companhia leva em conta as diferenças regionais brasileiras, os atores locais e as oportunidades sociais, incorporando a dimensão subjetiva cultural aliada à dimensão material: água, biodiversidade, terra e florestas.

Pontos de destaque são nossas parcerias com projetos de pesquisa e inovação, o que tem permitido desenvolver tecnologias para apoiar o planejamento e monitoramento da restauração, através da utilização de softwares, aplicativos, sensores LIDAR, drones e métodos de manejo. Atualmente a Suzano está realizando 12 projetos de pesquisa com oito parceiros diferentes, entre ONGs, instituições de ensino e pesquisa e empresas privadas. 

Nesse sentido, contamos com a parceria do projeto NewFor, grupo composto por pesquisadores da ESALQ/USP Brasil e Wageningen University & Research da Holanda,      que busca compreender as florestas restauradas e seus benefícios para as pessoas e a natureza. Por meio do uso de drones, sensores LIDAR e imagens de satélite estamos investigando a multifuncionalidade das novas florestas da Mata Atlântica e seu potencial em prover serviços ecossistêmicos por meio da conservação da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas, provisão de serviços hidrológicos, produção agrícola e geração de produtos florestais. Com esses resultados almejamos desenvolver metodologias inovadoras e novos instrumentos que sirvam de subsídios para políticas públicas e de mercado. 

Os estudos estão em andamento e assim que os resultados começarem a sair, iremos divulgar junto com a equipe NewFor aqui no blog. Aguardem!


Autoras e autores:

Os autores e autoras são colaboradores internos da Suzano de cada uma das Unidades Florestais (UNF) da companhia e fazem parte do Grupo Técnico de Trabalho da Restauração, em ordem alfabética são: 

  • Bruna Rayane de Araujo Pereira, Engenheira Agrônoma, UNF Maranhão
  • Clara Luz B. Sant’Anna, Bióloga, UNF Mato Grosso do Sul-claralbs@suzano.com.br
  • Guilherme Moro Neto, Engenheiro Florestal, UNF Bahia
  • Rafael Henrique Baroni, Engenheiro Florestal, UNF São Paulo - rafael.baroni@suzano.com.br
  • Rodolfo Garuba de Menezes Mota, Engenheiro Florestal, UNF São Paulo- rodolfo.mota@suzano.com.br
  • Tathiane Santi Sarcinelli, Engenheira Florestal, UNF Aracruz-tsarcinelli@suzano.com.br


Para saber mais: https://www.suzano.com.br/sustentabilidade/meio-ambiente/


Redes Sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/suzano_oficial/?hl=pt-br

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCw_vCURtCDwWetPN5FN02zw

Linkedin: https://br.linkedin.com/company/suzano

Site Institucional: https://www.suzano.com.br/ 




Comentários

  1. Parabéns a equipe da Suzano pela iniciativa de elaborar uma Estratégia de Restauração para as áreas da empresa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não devo chamar a Mata Atlântica de bioma?

A importância da conservação e restauração de nascentes

Introdução ao Novo Código Florestal (NCF) e Lei de Proteção da Mata Atlântica (LMA)