Parque das Neblinas: um laboratório de técnicas de restauração

 Por:  Paula Dourado, 

Coautora: Larissa Campos


O Instituto Ecofuturo é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 pela Suzano para contribuir com a transformação positiva da sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Um dos principais desafios, logo no início de sua criação, foi transformar antigas fazendas de plantios de eucalipto da empresa em uma reserva ambiental, hoje o Parque das Neblinas. O Ecofuturo foi responsável pela implantação do Parque no fim da década de 1990 e, desde então, faz a gestão da reserva. Mas para entender melhor todo o projeto, é necessário voltar um pouco no tempo.


As modificações no território onde foi implantado o Parque precedem a chegada da Suzano ao local. Entre as décadas de 1940 e 1960, a Mata Atlântica que existia na área foi, em quase sua totalidade, suprimida para produção de lenha e de carvão, visando o abastecimento da indústria siderúrgica. Com o mesmo fim, tiveram início plantios de eucalipto. Em 1966, a Suzano comprou as fazendas que compõem a área e continuou conduzindo plantios de eucalipto, para a produção de celulose e papel. Na década de 1980, ao adotar critérios de manejo ambiental, a empresa identifica a vocação do local para conservação ambiental e, gradativamente, avança na transformação do território até que, em 2004, o Parque das Neblinas é oficialmente inaugurado.


A reserva possui 7 mil hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração, cujo processo é incentivado também pela reintrodução da palmeira-juçara (Euterpe edulis), espécie-chave para o equilíbrio daquele ambiente. Mais de 8 milhões de sementes já foram dispersadas no local.


Localizada em Mogi das Cruzes e Bertioga, no estado de São Paulo, a área funciona, ainda, como zona de amortecimento para o maior contínuo remanescente de Mata Atlântica do Brasil, o Parque Estadual da Serra do Mar, protegendo-o, por exemplo, de impactos provenientes do crescimento desordenado da Região Metropolitana da Grande São Paulo.


Pelo conjunto de ações que são desenvolvidas, o Parque das Neblinas é reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, dentro programa Homem e Biosfera, da UNESCO.


Figura 1: vista aérea do rio Itatinga no Parque das Neblinas. Créditos: Adventure Camp


Estratégias de manejo madeireiro e não-madeireiro fomentam a regeneração natural da floresta. Uma das iniciativas é o manejo de impacto mínimo em algumas áreas onde existem plantios remanescentes de eucalipto: são aplicadas técnicas diferenciadas para a retirada parcial ou integral dos eucaliptos – ação que integra estudos sobre estratégias de restauração, que podem servir de modelo e serem replicadas em outras áreas naturais, incluindo pequenas e médias propriedades do entorno. 


Figura 2. Mata em estágio inicial e médio de regeneração. Créditos: Acervo Ecofuturo

O histórico de transformação da área promoveu o surgimento diversas tipologias florestais: de antigos plantios com mais de 20 anos, até remanescentes de Mata Atlântica bem preservados. As diferentes características da biodiversidade local, aliadas aos estudos de manejo desenvolvidos, fazem com que o Parque seja um laboratório de técnicas de restauração e um excelente campo de pesquisa sobre regeneração do bioma.


Figura 3: mapa do uso e ocupação do solo. Créditos: Acervo Ecofuturo

Atualmente, há cerca de 140 espécies arbóreas, sem contar arbustivas e rasteiras da vegetação nativa da Mata Atlântica, se desenvolvendo sob a copa de antigos plantios de eucalipto, por exemplo. Isso comprova a importância do manejo adequado para o processo de restauração. 


Por meio de parcerias com instituições de pesquisa e de ensino, o Ecofuturo fomenta a produção de conhecimento científico, e soma mais de 70 trabalhos já realizados na área. A partir dessas pesquisas, registrou-se mais de 1.250 espécies, incluindo a descoberta de três novas para a ciência: dois anfíbios e um inseto. A reserva abriga, também, 23 espécies enquadradas nas categorias Vulnerável (VU) e Em Perigo (EN), segundo a lista vermelha da IUCN, como o muriqui-do-sul, o sagui-da-serra-escuro e a jacutinga. 


Hoje, o Parque das Neblinas é campo para um estudo sobre uma nova tecnologia que monitora áreas em restauração florestal na Mata Atlântica, realizado por pesquisadores da ESALQ/USP (Projeto NewFor). O modelo consolidado deverá resultar em inovações tecnológicas, conhecimento científico e mapas temáticos para uso em políticas públicas, que podem impactar positivamente a forma como a restauração de paisagens florestais é planejada, implementada e monitorada. 


A reserva é também um dos sítios de estudo do muriqui-do-sul, maior primata das Américas e ameaçado de extinção. Por isso, desde 2018, o Parque é território de atuação do Plano de Ação Nacional (PAN) para a conservação do muriqui, coordenado pelo ICMBio, com o objetivo de ampliar o conhecimento e a proteção da espécie, e tentar reverter seu grau de ameaça. 


No interior do Parque, foi estabelecida uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com 518 hectares de vegetação mais preservada – uma contribuição formal da Suzano e do Ecofuturo ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação.


Além das iniciativas mencionadas, são também desenvolvidos na área atividades de ecoturismo, envolvimento comunitário e educação ambiental, com o objetivo de ressignificar a relação do ser humano com a natureza a partir da reconexão e do contato direto com o ambiente natural.


Figura 4: vista aérea da Região Metropolitana da Grande São Paulo, dos remanescentes da Mata Atlântica e do perímetro do Parque das Neblinas. Créditos: Acervo Ecofuturo

Conheçam as mídias sociais do Instituto Ecofuturo:

www.instagram.com/ecofuturo

www.youtube.com/institutoecofuturo

www.facebook.com/InstitutoEcofuturo/

https://www.linkedin.com/company/ecofuturo/


Paula Dourado é Consultora de Comunicação do Instituto Ecofuturo, onde atua desde 2015. Pós-graduada em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA/USP e jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), soma mais de 15 anos de experiência na área de Comunicação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não devo chamar a Mata Atlântica de bioma?

A importância da conservação e restauração de nascentes

Introdução ao Novo Código Florestal (NCF) e Lei de Proteção da Mata Atlântica (LMA)