NewFor Entrevista: Priscila Ferraz de Andrade

17 de Junho é o Dia do Gestor Ambiental, e para comemorar essa data fizemos uma série especial de entrevistas com gestores ambientais que atuam em diferentes áreas e que nos contam um pouco sobre suas trajetórias na profissão, suas principais motivações e desafios. Nossa segunda entrevistada, Priscilla Ferraz de Andrade, é formada em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais e atualmente atua na área de consultoria ambiental,  monitoramento, gestão, inovação e sustentabilidade.


1) Como você chegou onde está hoje? O que te levou a fazer gestão ambiental? Qual sua trajetória? Qual sua área de atuação?

Meu interesse em fazer gestão ambiental, iniciou com a oportunidade de estudar bem próximo de casa, em uma instituição gratuita, de qualidade e com excelentes professores. A partir disso, fui ao longo do curso entendendo a importância de se trabalhar com meio ambiente e sustentabilidade, e como este setor foi se fortalecendo ao longo dos anos, tendo em vista as problemáticas incidentes e evidentes no mundo todo. Logo nos primeiros meses do curso, a minha vontade foi atuar na consultoria ambiental. Iniciei com pequenos trabalhos na minha cidade natal, e posteriormente, em estágios no setor público e em parceria com outros consultores. Trabalhei 2 anos no Departamento de Meio Ambiente, em uma prefeitura, e logo fui convidada por uma amiga para juntarmos forças e trabalharmos em projetos de regularização na nossa região, o que me fez retornar à consultoria ambiental. Hoje temos uma empresa formalizada e somos associadas da Soluta Gestão e Meio Ambiente, que possui um corpo técnico especializado e que oferece serviços de monitoramento ambiental, gestão, inovação e sustentabilidade.



2) Como a gestão ambiental ajudou na sua carreira? Na sua atuação hoje? O que mais te motivou/motiva em trabalhar nessa área? 

Eu entendo que o gestor ambiental possui uma visão ampla dos projetos e enfrentamentos que aparecem, sendo uma peça chave que permeia entre outros profissionais no desenvolvimento de um projeto, e acredito ser esse meu perfil de atuação. Minha motivação é sempre entregar um projeto de qualidade, que me desafie profissionalmente e traga satisfação e clareza aos clientes.



3) Qual o impacto do seu trabalho na sociedade e no meio ambiente?

Acredito que meu trabalho colabora para a garantia do equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, ambiental e social, pois atuo no desenvolvimento e execução de projetos técnicos ambientais e monitoramento, pautados na qualidade e na garantia do atendimento à requisitos legais, além  de também atuar em outras iniciativas diretamente ligadas ao desenvolvimento social da minha região.


4) Quais os principais desafios que você enfrenta?

A área ambiental está sempre passando por modificações e um grande desafio no dia-a-dia é acompanhar as alterações nas legislações ambientais e procedimentos junto aos órgãos reguladores. Apesar disso, tenho percebido que ao longo do tempo, o profissional atuante nesta área lida cada vez melhor com estes desafios.






Comentários

  1. Tenho a sorte de ter sido sócia e colega de trabalho da Pri. Uma pessoa inspiradora e dedicada. Vejo seu crescimento com muito orgulho. Parabéns a todos os gestores ambientais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não devo chamar a Mata Atlântica de bioma?

A importância da conservação e restauração de nascentes

Introdução ao Novo Código Florestal (NCF) e Lei de Proteção da Mata Atlântica (LMA)